terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bolo de cenoura

E uma vez que isto não podem ser só alarvidades, cá vai uma coizinha que para adoçar a boca. Nada de second thoughts ou arrependimentos: uma vez que este bolo é da categoria dos legumes, obviamente não engorda e pode ser comido, digamos, em doses reforçadas.


A receita, conforme consta do meu caderninho do tempo em que eu ainda tinha tempo para anotar receitas, diz que são precisas cenouras, com a seguinte anotação: "Cenouras: duas (se forem grandes)". Obviamente que isto suscita-me sempre a dúvida: e se não forem? É esperar que cresçam ou ralam-se três e pronto? Desta vez optei por usar três.


Continuando: desfazem-se as ditas duas ou três cenouras no liquidificador, com 4 ovos, 1 chávena de óleo e 2 chávenas de açúcar.


So far so good. Fácil e rápido. É descascar as cenouras e enfiar tudo dentro do liquidificador.


Depois despeja-se a mistela cor-de-laranja numa tigela e juntam-se duas chávenas de farinha de trigo e uma colher de chá de fermento. Apesar de eu gostar dos bolos assim - fáceis e rápidos, aqui há que ter alguma paciência e, de preferência, ir peneirando a farinha com alguma calma, de forma a não formar muitos grumos. 


E pronto. Voilá. É deitar tudo numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha ou, para quem não tem pachorra para isto, numa forma de silicone ou, ainda, numa forma da avó 'sprayzada' com desmoldante. 


Forno com ele, aí uns 180ºC, meia hora no meu bastou. Mas aqui, mais uma vez, mais vale paciência... e um palito. Não cresce muito, mas fica muito, muito húmido. Delicioso.


Depois de frio - para quem conseguir esperar - pode ser coberto com uma ganache de chocolate negro, que foi o que eu fiz aqui. 







Bom apetite!


K.
[Kassandra para as amigas! Fica bem com aventais... XOXO]

Sem comentários: